Atenção! Muito cuidado. Não caia em golpes
Quarta-feira, 31 de Julho de 2024
Criminosos estão usando o nome e a foto da Advogada da ASSESP/SC, Alice Assing, para enganar servidores, tanto ativos quanto aposentados, com informações falsas sobre ganhos de ações judiciais. As mensagens dos golpistas, que chegam geralmente pelo whatsapp, podem ser enviadas também por e-mail e até SMS.
A intenção é estabelecer um contato e, a partir daí, pedir dinheiro adiantado para uma suposta liberação de precatório, que não existe.
Por isso, fique atento. Desconfie de qualquer contato suspeito, ainda que a foto ou nome lhe pareça confiável. Cuidado redobrado com mensagens de números desconhecidos, que quase sempre oferecem boas notícias e facilidades para o recebimento de ações.
Na manhã desta quarta-feira, dia 31/07, uma operação realizada pelas Polícias Civis do Ceará e de Goiás resultou na prisão de 14 pessoas que atuavam em crimes relacionados à fraude eletrônica. Os investigados na operação "Precatório Fantasma" obtinham dados de processos judiciais das vítimas e se passavam por advogados e servidores do Poder Judiciário. Eles pediam transferências bancárias a título de pagamento de honorários e impostos, afirmando serem necessários para a liberação de precatórios e alvarás.
A ASSESP/SC alerta que nunca cobra para liberar precatórios ou qualquer outro tipo de ação judicial. Além disso, todos os contatos sobre assuntos de natureza jurídica são feitos sempre pelos canais oficiais da Associação e de seus profissionais.
Se alguém pedir dinheiro de forma antecipada em troca de algum serviço jurídico, desconfie e ligue imediatamente para a ASSESP/SC, a fim de denunciar a tentativa de fraude.
Repetimos! Se alguém, se passando por advogado, ligar ou mandar mensagem, por e-mail ou celular, pedindo dinheiro para liberar ações ou precatórios judiciais, desconfie e ligue para a Associação, por meio dos números disponíveis em nosso site.
Fique atento e não caia em golpes.
(Assessoria de Comunicação da ASSESP/SC)