Associação dos Servidores Civis da Segurança Pública de Santa Catarina

ASSESP (página inicial)

COMUNICAÇÃO :: NOTÍCIA

Aposentados e pensionistas não precisam mais provar que estão vivos

Segunda-feira, 06 de Junho de 2022

capa da notícia

Uma boa notícia para os pensionistas e aposentados do Estado de Santa Catarina. A partir de agora, eles não serão mais obrigados a fazer a prova de vida para continuar recebendo seus proventos.

Um convênio firmado há 18 meses com o TJSC vai permitir acesso às certidões de óbitos registradas na base de dados dos cartórios. Antes de rodar a folha, o governo vai verificar em seu banco de dados integrado se existe óbito de algum servidor, evitando assim pagamentos indevidos e facilitando a vida de quem, até pouco tempo, tinha que se deslocar até uma agência do IPREV para provar que continuava vivo.

Na folha deste mês, os registros de óbito que chegam à base de dados do governo ainda estão restritos aos ocorridos em Santa Catarina. Mas a partir de julho, também vão englobar os óbitos ocorridos em todo o território nacional, por conta de convênio firmado com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Atualmente, 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas recebem benefícios do governo de SC.

Tentativas de golpe

Ao anunciar a medida, pioneira no Brasil, o presidente do IPREV, Marcelo Mendonça, aproveitou para alertar também sobre uma nova tentativa de golpe contra os aposentados e pensionistas. O nome do diretor jurídico do Instituto vem sendo usado indevidamente, em mensagens que informam de forma mentirosa que há valores de precatório a receber do Estado. O IPREV reafirma que não realiza contatos para esses fins e não cobra valores de qualquer espécie para a prestação de serviços aos seus beneficiários.

(Assessoria de Comunicação da ASSESP/SC)